Saiba mais sobre eventos corporativos

Os eventos fazem parte das estratégias de variadas marcas, principalmente para aquelas que estão buscando se posicionar no mercado e também fazer com que seu produto ou serviço seja conhecido por grande parte do público.

São muitos os tipos de eventos disponíveis para organizar, que vão desde as feiras com tenda piramidal, até eventos em locais de exposição com stands e outros elementos. O importante é sempre identificar os objetivos da realização de um evento.

Organizar um evento envolve uma série de aspectos que vão desde a cenografia, isto é, a organização do espaço para que ele seja agradável para o público, utilizando-se de elementos decorativos, móveis como a mesa saarinen lateral e outros, até a escolha dos fornecedores da alimentação, e mais.

Neste artigo abordaremos os inúmeros sentidos dos eventos corporativos, apontando alguns dos modelos que podem ser realizados, bem como o que é importante ter nesses espaços, como os stands, muito utilizados em feiras de negócios.

Compreendendo os eventos corporativos

Os eventos corporativos estão entrando no vocabulário das empresas cada vez mais, principalmente, por se tratar de um momento em que pode ocorrer interação entre os participantes, além da promoção de novos negócios, e criação de uma relação de confiança entre a marca, seus fornecedores, e clientes.

Para organizar um evento é preciso pensar em diversos aspectos como a locação de stand, modelo do evento, entre outros componentes. Abaixo falaremos sobre os tipos de eventos disponíveis.

1. Congressos

Esse tipo de evento ocorre em períodos determinados e são norteados por um tema. Em sua maioria, ocorre em alguns dias, e sua composição engloba diversas atividades como:

  • Palestras;
  • Mesas redondas;
  • Debates;
  • Simpósios.

Por serem eventos com uma duração prolongada é comum que algumas organizações optem pelas refeições industriais, que atende grande parte do público.

2. Feiras de eventos

Esse modelo de evento tem o objetivo de reunir diversas empresas, que expõem seus produtos, serviços e projetos inovadores para públicos específicos e, até mesmo, para o público leigos.

Nestes eventos pode ocorrer ou não a comercialização dos produtos e serviços, pois, em alguns casos, as feiras são usadas para estabelecer networking.

O espaço das feiras é organizado por stands, que possuem formatos diferenciados de acordo com que a empresa quer passar. Existem tanto estandes básicos, como mais elaborados que possuem até uma locação de gerador de energia à parte, para que nada ocorra de errado com o espaço.

3. Treinamentos e cursos

Esses eventos são mais focados para os funcionários da empresa, e são processos de curto prazo, e que, portanto, são classificados como um tipo de evento corporativo.

Esse tipo de acontecimento é focado no desenvolvimento de novas habilidades, atualizações do serviço e outros componentes.

Dicas para um evento de sucesso

Mais do que escolher o tipo de evento ou investir no stand que chamará mais o público, um evento corporativo tem um ponto primordial que é fazer com que seu público, seja ele cliente ou fornecedor, identifique-se com a marca e queira ter dentro de seu portfólio.

Desse modo, é importante que qualquer um dos eventos tenha alguns detalhes que são fundamentais para que os objetivos sejam alcançados de forma plena e objetiva.

1. Crie experiências

A primeira dica para que um evento corporativo tenha sucesso é a criação de experiências. As experiências marcarão o participante fazendo com que este se interesse pelo seu serviço ou pelo seu produto.

Assim, seja no evento em stand, um congresso, um simpósio e, até mesmo, em um treinamento de rotina, é fundamental a criação de experiências. Elas enriquecem o momento e permitem que os objetivos e metas definidas sejam atingidas.

2. Foque no conteúdo dos eventos

A questão da experiência está intimamente ligado à produção do conteúdo. Este conteúdo permitirá que o público se engaje e mais, é a garantia que você valoriza o tempo do cliente, entregando um conteúdo de qualidade e com alto teor qualitativo.

Assim, conseguimos entender que para que uma empresa se coloque no mercado e dê destaque ao seu serviço é preciso organizar ou participar de evento corporativo, atentando-se aos seus variados aspectos, desde o aluguel de gerador até a preparação do stand.

Somente dessa forma os objetivos que são traçados no planejamento são alcançados. E é sempre importante pensar na experiência do participante e dos potenciais clientes.

Deixe um comentário