Os eventos devem ser divertidos. Como você garante que todos se divirtam e que o dinheiro entre? Ou que as pessoas certas apareçam? Se você quer se manter no caminho do sucesso, aqui estão cinco erros de planejamento de eventos que você deve evitar.
Não conhecer seu público
Não conhecer seu público-alvo é como atirar no escuro.
Vamos pintar um cenário que pode levar a um evento com falha. Você criou um grande evento de negócios para ajudar a lançar sua nova plataforma de gerenciamento de projetos.
No grande dia, a sala de conferências está cheia de estudantes de negócios e executivos mais jovens. Há apenas um punhado de profissionais de marketing: os grandes tomadores de decisão. Você não vai fazer muito em vendas. Estás em sarilhos.
O que deu errado?
Você lançou um evento sem um público claro em mente e fez marketing para as pessoas erradas. Você deve começar com um público claro para dar aos seus eventos uma boa chance de sucesso.
Como você identifica seu público-alvo?
Aqui estão algumas dicas rápidas:
Criando uma persona de cliente
A criação de uma persona de cliente vibrante e detalhada é muito difundida no marketing. Uma persona é uma representação semi-ficcional da pessoa que você espera em seu evento. Comece identificando seus:
- Idade
Eles são a geração X, millennials ou uma multidão mais velha? - Gênero
Seus participantes são mais prováveis homens ou mulheres? - O nível de renda ou descrição do trabalho
Isso afetará o nível de exclusividade que você deve almejar, entre outras coisas.
Outras variáveis importantes podem incluir localização, hobbies e interesses.
Realizar pesquisas
Saiba mais sobre os hábitos de suas personas por meio de pesquisas. Você pode fazer isso por:
- Pesquisas
Envie pesquisas por meio de serviços baseados na Web, como SurveyMonkey ou formulários em papel. - Entrevistas
Encontre uma área de alto tráfego onde sua persona provavelmente esteja. Exposições são, por exemplo, motivos razoáveis. Faça algumas perguntas sobre suas expectativas em relação ao seu tipo de evento. - Grupos focais
Encontre um pequeno grupo de pessoas que se encaixam na sua personalidade ideal. Envolva-os em discussões em grupo e sessões de perguntas e respostas. - Personalize de acordo
Lembre-se que o principal além de atrair pessoas é fazer com que elas permaneçam no local, portanto, personalize com coisas que tornem o ambiente aconchegante, coloque um difusor de aromas para aromatizar o local e decorações que façam sentido com o seu evento.
Sem saber por que eles vão aos eventos
Assim, agora você tem insights sobre os insights do seu público-alvo. A próxima pergunta é: “Que valor em suas vidas traz o seu evento?” Como planejador de eventos, esta é a pergunta final. Vivemos em uma época em que as pessoas anseiam por experiências pessoais. Eles também são muito seletivos sobre quais eventos eles querem gastar seu tempo.
“Decisão de participar do estudo” por 8.992 entrevistados indica que:
- 92% participam de eventos para aprender
- 78% estão procurando o local certo para o evento
- 76% querem oportunidades de networking e conexão
Pese essas informações em relação ao seu público-alvo para criar sua proposta de valor. Suas principais necessidades são aprendizado, viagens, networking ou oportunidades de investimento? Encontre maneiras de atender às suas expectativas.