Mas o que é a tecnologia RFID?
A tecnologia RFID (Radio Frequency Identification) é um tipo de identificação que acontece por meio de radio frequência transmitindo informações entre o chip de uma pulseira ou um cartao acesso para uma central de controle.
Além disso, o RFID é muito inteligente e permite registro de dados, e de objetos de forma simultânea, permitindo que os dados sejam gravados na pulseira.
Como funciona uma pulseira por RFID?
O RFID funciona do seguinte modo, é implantando na pulseira um microchip, e então as pulseiras RFID captam e transmitem os dados por meio de radiofrequência. Assim, a pulseira não é apenas uma pulseira de acesso ao evento, mas se torna uma pulseira inteligente podendo ser utilizada para fazer compras e interagir com outros usuários do evento.
Nos EUA e Europa o cartão RFID e sua tecnologia vem sendo usado há algum tempo, chegando no Brasil faz pouco tempo. Tem sido extremamente útil para os organizadores de eventos e também para o público.
São algumas vantagens para o organizador do evento:
– Ajuda no combate à falsificação: as pulseiras RFID são excelentes em armazenar dados e mantê-los seguros, dessa forma a falsificação do microchip torna-se impossível. Isso porque para que funcione, é necessário um registro único com as informações do proprietário.
– Melhora no fluxo: outra vantagem é que a tecnologia RFID ajuda em um controle mais assertivo com relação ao fluxo de pessoas no evento.
A verificação de ingressos convencionais eram feito por meio de bipagem do código de barras, e na tecnologia RFID é feito por meio de um toque na base do leitor RFID que envia para a central de controle.
– Redução dos custos: além de melhorar o fluxo e combater, de forma eficaz, a falsificação, essa tecnologia ajuda na redução de custos dentro do planejamento, já que os gastos com auxiliares para o controle do acesso são diminuídos. E também essa tecnologia de controle de acesso é mais barato que, por exemplo, um sistema com leitores biométricos.
– Gestão e controle: por meio dessa tecnologia, é possível fazer o controle em tempo real do que está ocorrendo no evento, como o número de participantes, a quantidade de estoque, a movimentação do caixa, tudo com o intuito de evitar os diversos transtornos causados pela falta de informações.
– Interação com o público: os organizadores do evento consegue potencializar a experiência do público por meio do controle da RFID, como por exemplo criando playlists e outros tipos de acessos.
Existem também algumas vantagens para o público como:
– Menos filas e mais shows: a tecnologia permite a compra de fichas antecipadas fazendo com que perda de tempo em filas, fazendo com que as pessoas aproveitem melhor o show.
– Segurança: caso haja perda da pulseira, o cancelamento é facilitado pela internet. Assim, o registro da pulseira é cancelada impossibilitando a falsificação e o uso por outra pessoa.
– Durabilidade: a pulseira com a tecnologia RFID são muito duráveis, resistindo a intempéries.
Assim as a tecnologia RFID se destaca na segurança em eventos por:
- Possuir segurança;
- Ser durável;
- Ser ágil;
- Possibilitar o controle.
Dessa forma, essa tecnologia é a que melhor representa os avanços na área de segurança em eventos. Com essa tecnologia seu evento recebe uma autenticidade, e será reconhecido como visionário, bem planejado e também seguro.