Os programas culinários tomaram conta da TV nos últimos anos, assim como o festival gastronômico. O interesse da população em preparar pratos diferenciados, explorando outras culturas e ingredientes tem se expandido de forma excepcional, atingido todas as classes sociais e faixas etárias.
De olho no mercado que só cresce, os empreendedores ligados a eventos enxergaram a oportunidade de criar diferentes festivais gastronômicos, abordando diversos temas em um país tão rico culturalmente na música, no cinema, na televisão, no teatro e por que não, na cozinha também.
Com isso, surgiram os festivais de frutos do mar em cidades do litoral, cozinha caipira no interior, culinária regional de cada estado e outras peculiaridades, como eventos que reúnem chefs com receitas de diferentes países, com pratos doces e salgados, atendendo aos paladares diversos.
A organização de um evento deve ter um planejamento adequado para receber um público diversificado, interessado em conhecer novas receitas e produtos, muitas vezes criados a partir de cozinhas exclusivas, mas que se espalham e se tornam populares, dada a facilidade com que os cozinheiros amadores têm no trato com o forno e fogão.
Disponibilidade de espaço atende com conforto
É necessário um planejamento estratégico e um plano de negócios para que o alcance do sucesso necessário.
Um festival gastronômico precisa contar com um local para evento que permite a aglomeração de pessoas, com mesas e cadeiras disponíveis para que todos possam experimentar os pratos de maneira confortável, saboreando cada ingrediente de uma receita exclusiva.
Tudo variará conforme o modelo implementado e a possibilidade de atendimento de público. Tendo a possibilidade de oferecer ambientes climatizados, com cobertura para evitar problemas com a mudança climática, como ventos e chuva, o espaço escolhido deve ser atrativo e possibilitar que os visitantes aproveitem ao máximo.
Nos casos em que o espaço disponível é limítrofe, aplicar um controle de acesso pode ser a maneira mais acertada para atender a todos com segurança e praticidade.
Dessa forma é possível estabelecer um número fixo de visitantes, por meio de distribuição de senhas ou mesmo com uma bilheteria, com lucro voltado para a organização e pagamentos de taxas e impostos cobrados pelo poder público.
Atendimento ao público com categoria
Todo o espaço disponível para o festival gastronômico deve contar com mesas e cadeiras disponíveis em pontos estratégicos, por exemplo, com um buffet de crepe para 50 pessoas.
Dessa forma, as pessoas têm a oportunidade de conhecer vários participantes e experimentar quanto o estômago aguentar.
A ideia, nestes eventos, é conhecer novos sabores e temperos, que podem ser empregados em restaurantes, lanchonetes, mas também na reunião familiar e com os amigos.
A disposição de uma área VIP também é válida, para recepcionar pessoas especiais, como autoridades, artistas e celebridades.
Para garantir o conforto e a segurança de todos os envolvidos, a locação de banheiro de luxo pode ser um detalhe que se sobressai, atraindo um público segmentado e interessante, que pode funcionar como atração em momentos específicos, ou até mesmo na divulgação do evento por meio de mídias digitais e redes sociais.
Alegria e diversão durante todo o evento
A possibilidade de deixar um evento gastronômico mais animado é contratar profissionais ligados ao entretenimento.
Contar com a atuação de DJ para festa ao longo do período do festival garantirá a animação durante todo o tempo. Isso também pode funcionar como direcionamento para eventos paralelos, como aulas-show de chefs renomados, com a apresentação de produtos novos nos pontos de venda.
Para garantir que tudo funcionará de forma plena, o abastecimento de energia deve ser garantido durante todo o tempo, pois a iluminação e o sistema de som dependem da eletricidade para funcionar.
Por isso, a locação e manutenção corretiva de geradores é necessária a todo instante, para que tudo esteja funcionamento corretamente.
Sucesso está atrelados a vários fatores
Para os organizadores, é preciso estar ciente das responsabilidades associadas a este tipo de evento. Cada fator é preponderante e deve ser levado em consideração, pois cada aspecto interferirá, de uma forma ou de outra, no sucesso mercadológico, afinal.
Entre os pontos que precisam ser observados estão:
- Estação do ano;
- Localização geográfica;
- Elementos culturais, humanos e naturais;
- Produtos disponíveis no mercado, de forma geral.
A identificação do público-alvo com os alimentos ofertados, entre comidas e bebidas, garantirá a continuidade, ao longo dos anos, assim como o crescimento de um evento que tem impacto direto na economia local, com turismo, produtores rurais e comerciantes, como restaurantes, bares, lanchonetes, pousadas e hotéis.