Organizar festivais não é uma tarefa simples, envolvem muitos elementos e muitos pontos, que vão desde a definição do equipamento de som para festa completo até a escolha dos buffets, dos lugares, das pessoas que estarão presentes e muito mais.
Um dos tipos de eventos que são muito famosos são os chamados festivais. Os festivais costumam reunir muitos empreendedores de determinado setor para promover aquele negócio.
Um exemplo são os famosos festivais culinários. Os festivais culinários pode ser de um gosto gastronômico específico como hambúrguer artesanal defumado ou comida italiana.
Os representantes do tema do festival se reúnem para vender seus produtos e divulgar o tipo de culinária.
Juntamente, com a comida vem as músicas, danças, e uma série de apresentações que tornam os festivais os queridinhos das prefeituras ao redor do país por ajudarem a movimentar economia.
No entanto, organizar um festival gastronômico não é uma tarefa simples como falamos acima, ao contrário, exige muito planejamento.
Atualmente, os festivais culinários tiveram que mudar por conta da pandemia do vírus intitulado Sars-Cov-2 responsável pela doença Covid-19 e que ficou popularmente conhecido como coronavírus.
Assim, os festivais não podem mais fazer aglomerações para vender seus petit four de goiabada e seus hambúrgueres. Porém, muitos organizadores encontraram uma solução, fazer os festivais online, ou seja, as pessoas pedem por meio de aplicativos ou site específico do festival a comida dos participantes e depois faz uma avaliação.
Isso permitiu que o festival de divulgação da culinária permanecesse apenas retirando a beleza da comunhão que existia entre as pessoas e o desenvolvimento de um festa nas cidades.
Entretanto, essas medidas são muito importantes para que o vírus diminua sua capacidade de alastramento e então poderemos voltar a normalidade.
Um fato que podemos atentar é que a pandemia do coronavírus não atingiu apenas os festivais gastronômicos, mas todo um setor de cultura.
Não é a toa que os cinemas drive in ganharam atenção do público novamente por permitir aproveitar o filme e ainda manter o distanciamento social.
Nesse artigo abordaremos sobre como organizar um evento gastronômico quando as coisas normalizarem já que durante a pandemia esses eventos devem ter seu perfil online.
Organizando uma feira gastronômica
Para que um evento gastronômico tenha sucesso é preciso muito planejamento. Com isto é necessário pensar nos mínimos detalhes e em cada etapa de forma separada para que o sucesso seja alcançado.
Alguns pontos que devem ser vislumbrados por quem organiza um festival gastronomico são:
- Local;
- Expositores;
- Data;
- Temática.
A escolha do local é imprescindível para o desenvolvimento de um festival único e impactante, principalmente, porque esse espaço que agregará os expositores e os clientes e é onde o momento será gracioso e belo. Por isso, que certos pontos do local precisam ser vistos.
É necessário escolher um local com base na estimativa de público. Essa estimativa deve estar próxima do real, para que o espaço não seja muito grande e estando poucas pessoas, e que não seja muito pequeno e venha muitas pessoas.
Também é preciso verificar se o espaço tem a estrutura mínima para receber o festival de verão gastronômico. Verifique se o espaço tem cobertura, se possui banheiros, cozinha, estacionamento para carga e descarga e gerador de energia.
Se seu evento for na modalidade de food trucks é preciso verificar se há espaço suficiente para os trucks e para que os clientes possam transitar livremente e comer de forma agradável e tranquila.
Escolha uma data que não coincida com eventos importantes do município. Deste modo, procure datas que possuem vazio de programação, isto permite gerar um hype muito maior para o seu evento, tendo um grande sucesso de público.
Escolhendo os participantes e outros tópicos
Um ponto crucial nos festivais são a escolha dos participantes do evento. Para que esse evento seja chamativo e que crie vontade do povo visitar seus participantes precisam apresentar novidades quanto a culinária que é tema.
Por isso, procure pessoas e empresas que são conhecidos na região.
Quanto maior for a escolha, mais qualidade seu evento terá e mais pessoas irão querer estar em seu evento. Procure empresas e profissionais que dialoguem com o público e claro, faça uma boa comida.
Deste modo, entendemos que para o desenvolvimento de um festival gastronômico é preciso planejamento e uma boa escolha dos participantes para que o sucesso seja garantido.