A organização de festivais gastronômicos invadiu todo o território nacional. O potencial apresentado por diferentes segmentos turísticos demonstra que o turismo é um dos negócios com maior potencial e os eventos culturais são fatores de busca por lugares diferentes pela população, de uma forma geral.
Para garantir a presença do público-alvo, as empresas que organizam esses eventos devem investir em diversos serviços que precisam estar à disposição dos visitantes.
Podemos destacar alguns pontos essenciais, como:
- Segurança do público e patrimonial;
- Comunicação e propaganda;
- Espaço apropriado;
- Parcerias comerciais e empresariais.
Os eventos voltados para o setor da gastronomia reúnem diversas empresa interessadas, assim como pessoas que buscam atrativos turísticos relacionados a comida e bebida.
Mesmo os projetos sazonais são muito procurados, pois eles determinam épocas específicas do ano, marcando momentos especiais na vida das pessoas.
Organização: segurança e fluidez nos eventos gastronômicos
As festas sazonais são conhecidas em todos os cantos do Brasil. Da festa de réveillon no início do ano, passando pelo carnaval, festas juninas até o Natal no mês de dezembro.
Entre essas datas comemorativas ainda podemos citar o Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados como eventos que sempre movimentam a economia de alguma forma.
Para organizar eventos temáticos, as empresas responsáveis realizam parcerias empresariais, como a bilheteria e a presença de unifila corda para indicar a entrada em pavilhões de forma segura dos visitantes.
A presença desse elemento é essencial para evitar a aglomeração de pessoas em um único espaço. O respeito à entrada por ordem de chegada pode ser a maneira eficiente de garantir que todos possam entrar sem qualquer tipo de tumulto, e a mobilidade interna ocorra sem qualquer tipo de problema.
A comunicação visual é importante para a identificação de um evento. Dessa forma, é possível reconhecer um espaço dedicado para uma festa temática com a presença de bandeirola personalizada a partir da entrada e por todo o ambiente onde ocorre o encontro festivo.
A personalização pode ser em forma de cores exclusivas, com o uso de logo de patrocinadores ou do próprio nome do evento.
Essa identificação facilita o reconhecimento por parte daqueles que possuem alguma dúvida sobre local, além de servir como decoração de todo o espaço.
Produtos servidos devem atender todo público
Muitos organizadores fazem um dia exclusivo para a recepção dos expositores em qualquer tipo de evento.
Para que todos possam compartilhar experiências, trocar cartões de visita e fazer o reconhecimento da área disponível, um serviço de buffet de crepe para 100 pessoas é oferecido, com possibilidade de atendimento a mais pessoas, caso seja necessário.
Caso seja um festival gastronômico, a parceria comercial entre alguns expositores pode ser formalizada, para que possam apresentar os produtos de maneira exclusiva em um primeiro momento.
As empresas parceiras sempre estão interessadas em ampliar a representação comercial e por isso, investem na distribuição de finger food e bebidas, em alguns casos, até mesmo para divulgação de uma nova marca ou produto que chegará ao mercado consumidor.
Atrativos para crianças e idosos nos festivais gastronômicos
Como um evento gastronômico deve ser pensado no atendimento a todo o tipo de público, o aluguel de brinquedos infantis passa a ser uma opção por parte dos organizadores.
As empresas que trabalham com esse serviço podem ter um espaço apropriado para as crianças, com monitores e segurança dedicada, além de serviço de atendimento para primeiros socorros.
A disposição do espaço dependerá do modelo projetado. Muitos festivais gastronômicos oferecem espaços compartilhados, com grandes mesas e cadeiras à disposição dos visitantes.
Outras organizações utilizam projetos que distribuem os expositores em barraquinha de festa, deixando o espaço mais informal.
As novidades alimentícias sempre são um atrativo à parte no calendário anual tanto para as empresas quanto para as pessoas que gostam de conhecer novos sabores e lugares.
Os organizadores devem manter um planejamento ajustado, para que possam preparar tudo para garantir a segurança e o conforto dos participantes, tanto expositores quanto visitantes.
Vale destacar que o setor turístico movimenta muito dinheiro e em todos os casos, há sempre um festival ou uma feira ocorrendo para que possa servir como atrativo ou carro-chefe.
Eles servem para que as pessoas fiquem mais interessadas e possam participar ativamente, consumindo e ajudando as empresas que investem e acreditam no potencial mercadológico dos eventos.