Festivais gastronômicos fazem sucesso

A organização de festivais gastronômicos invadiu todo o território nacional. O potencial apresentado por diferentes segmentos turísticos demonstra que o turismo é um dos negócios com maior potencial e os eventos culturais são fatores de busca por lugares diferentes pela população, de uma forma geral.

Para garantir a presença do público-alvo, as empresas que organizam esses eventos devem investir em diversos serviços que precisam estar à disposição dos visitantes.

Podemos destacar alguns pontos essenciais, como:

  • Segurança do público e patrimonial;
  • Comunicação e propaganda;
  • Espaço apropriado;
  • Parcerias comerciais e empresariais.

Os eventos voltados para o setor da gastronomia reúnem diversas empresa interessadas, assim como pessoas que buscam atrativos turísticos relacionados a comida e bebida.

Mesmo os projetos sazonais são muito procurados, pois eles determinam épocas específicas do ano, marcando momentos especiais na vida das pessoas.

Organização: segurança e fluidez nos eventos gastronômicos

As festas sazonais são conhecidas em todos os cantos do Brasil. Da festa de réveillon no início do ano, passando pelo carnaval, festas juninas até o Natal no mês de dezembro.

Entre essas datas comemorativas ainda podemos citar o Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados como eventos que sempre movimentam a economia de alguma forma.

Para organizar eventos temáticos, as empresas responsáveis realizam parcerias empresariais, como a bilheteria e a presença de unifila corda para indicar a entrada em pavilhões de forma segura dos visitantes.

A presença desse elemento é essencial para evitar a aglomeração de pessoas em um único espaço. O respeito à entrada por ordem de chegada pode ser a maneira eficiente de garantir que todos possam entrar sem qualquer tipo de tumulto, e a mobilidade interna ocorra sem qualquer tipo de problema.

A comunicação visual é importante para a identificação de um evento. Dessa forma, é possível reconhecer um espaço dedicado para uma festa temática com a presença de bandeirola personalizada a partir da entrada e por todo o ambiente onde ocorre o encontro festivo.

A personalização pode ser em forma de cores exclusivas, com o uso de logo de patrocinadores ou do próprio nome do evento.

Essa identificação facilita o reconhecimento por parte daqueles que possuem alguma dúvida sobre local, além de servir como decoração de todo o espaço.

Produtos servidos devem atender todo público

Muitos organizadores fazem um dia exclusivo para a recepção dos expositores em qualquer tipo de evento.

Para que todos possam compartilhar experiências, trocar cartões de visita e fazer o reconhecimento da área disponível, um serviço de buffet de crepe para 100 pessoas é oferecido, com possibilidade de atendimento a mais pessoas, caso seja necessário.

Caso seja um festival gastronômico, a parceria comercial entre alguns expositores pode ser formalizada, para que possam apresentar os produtos de maneira exclusiva em um primeiro momento.

As empresas parceiras sempre estão interessadas em ampliar a representação comercial e por isso, investem na distribuição de finger food e bebidas, em alguns casos, até mesmo para divulgação de uma nova marca ou produto que chegará ao mercado consumidor.

Atrativos para crianças e idosos nos festivais gastronômicos

Como um evento gastronômico deve ser pensado no atendimento a todo o tipo de público, o aluguel de brinquedos infantis passa a ser uma opção por parte dos organizadores.

As empresas que trabalham com esse serviço podem ter um espaço apropriado para as crianças, com monitores e segurança dedicada, além de serviço de atendimento para primeiros socorros.

A disposição do espaço dependerá do modelo projetado. Muitos festivais gastronômicos oferecem espaços compartilhados, com grandes mesas e cadeiras à disposição dos visitantes.

Outras organizações utilizam projetos que distribuem os expositores em barraquinha de festa, deixando o espaço mais informal.

As novidades alimentícias sempre são um atrativo à parte no calendário anual tanto para as empresas quanto para as pessoas que gostam de conhecer novos sabores e lugares.

Os organizadores devem manter um planejamento ajustado, para que possam preparar tudo para garantir a segurança e o conforto dos participantes, tanto expositores quanto visitantes.

Vale destacar que o setor turístico movimenta muito dinheiro e em todos os casos, há sempre um festival ou uma feira ocorrendo para que possa servir como atrativo ou carro-chefe.

Eles servem para que as pessoas fiquem mais interessadas e possam participar ativamente, consumindo e ajudando as empresas que investem e acreditam no potencial mercadológico dos eventos.

Deixe um comentário