feiras e eventos

Estratégia de marketing offline: feiras e eventos

Com o marketing online conquistando o mundo, você não pode se esquecer o poder que ainda existe nas alternativas offline, como as feiras e eventos.

Uma delas é o marketing de exposição, ou seja, apresentar sua empresa, produto ou serviço em eventos do setor. Mas se você acha que as feiras e eventos só oferecem grandes retornos para tipos específicos de negócios, você pode estar errado.

As feiras de negócios são uma fantástica tática de marketing para qualquer empresa que pretende melhorar as vendas e construir relacionamentos.

Portanto, se você deseja obter uma fatia da torta de marketing da feira, veja como você pode criar uma estratégia eficaz que forneça um retorno sobre seu investimento:

1. Defina suas metas

Assim como qualquer outra campanha de marketing, é preciso planejar a estratégia em torno de um conjunto de metas.

Isso não apenas ajudará a medir o sucesso de sua presença na feira, mas ter uma visão clara do que você deseja alcançar garantirá que todos os membros da equipe também estejam a bordo.

O objetivo mais comum para campanhas de marketing de feiras e eventos é a venda direta, mas você também pode querer melhorar o reconhecimento da marca e impulsionar o tráfego do site, pós-evento.

No entanto, não caia na armadilha de estabelecer metas básicas. Verifique se as suas metas são:

  • Específicas;
  • Mensuráveis;
  • Atingíveis;
  • Orientadas para os resultados;
  • Têm prazo de validade.

Verifique sempre se o seu objetivo é atingível e fácil de medir e se a sua estratégia de marketing está de acordo com os propósitos.

2. Encontre feiras e eventos adequados

Depois de definir metas, é hora de encontrar eventos de exposição adequados que possam ser exibidos.  Existem dois tipos de feiras em que você deve se concentrar: feiras para o seu setor e feiras para o seu público ideal.

Por exemplo, uma agência de marketing pode querer participar de feiras especificamente para empresas de marketing. Também é sensato que ela exponha, no entanto, em feiras visitadas por seu público ideal, como eventos para pequenas empresas.

Dessa forma, ela estará cobrindo as duas áreas: acompanhando as notícias do setor e se posicionando na frente das pessoas que comprarão deles.

Gosta de mergulhar mais fundo na sua estratégia? Dê uma olhada nos seus concorrentes. Se você identificou o nome deles em um registro de um evento anterior, adicione-o ao seu calendário no ano seguinte.

Uma vez que seus concorrentes já foram apresentados lá, há uma grande chance de que o evento seja adequado para a sua empresa  se expor também.

3. Planeje novos lançamentos

Cerca de 92% dos participantes de feiras e eventos corporativos dizem que seu principal objetivo é ver novos produtos serem apresentados.

Por que não usar isso como uma oportunidade de mostrar os novos produtos em que você está trabalhando?

Para fazer isso de maneira eficaz, dê uma olhada no seu calendário de marketing e planeje participar das feiras que ocorrerem logo após os próximos lançamentos.

4. Prepare-se para a sua feira

Já ouviu a frase “Falhar em se preparar é se preparar para falhar“, do Benjamin Franklin ? Isso não se aplica apenas à vida em geral; aplica-se também ao marketing.

No entanto, a preparação para a sua feira não precisa levar anos.

Basta contratar uma empresa de organização de eventos que realiza a montagem de stands para eventos, ou  escolher o time certo (equipe com grande comunicação e habilidades de vendas) e reunir o equipamento que você precisa com antecedência.

Entre os itens necessários, não se esqueça dos:

  • Produtos (para demonstrações);
  • Folhetos;
  • Cartões de negócios;
  • Placas de exposição.

Você precisará tornar seu estande visível, se você quiser gerar quaisquer resultados de sua participação na feira.

A média de atenção humana agora é menor do que a de um peixinho dourado, portanto não tenha medo de usar equipamentos reutilizáveis ​​para seu estande e caprichar na decoração de stands para feiras.

Lembre-se que uma simples maneira de animar seu estande pode transformar uma exposição simples em uma mega exposição.

5. Faça um follow-up

Você acabou de participar de sua primeira feira. Você merece uma xícara de chá e alguns minutos para colocar os pés para cima, certo?

Não necessariamente: isso pode custar-lhe todas as vendas importantes, pois é nesse momento que você vai colher os frutos que plantou.

Não deixe que as pessoas, que você encontra em feiras, se esqueçam de você.

Pois, esses participantes podem não ter autoridade de compra no local, e algumas pessoas podem precisar consultar sua equipe antes de comprar seu produto.

Agora que você criou uma fantástica estratégia de marketing de feiras, é hora de colocá-la em teste. Comece a encontrar esses eventos e conhecer novas pessoas.

Lembre-se de que a tentativa e erro são a chave para qualquer campanha de marketing bem-sucedida. Capriche nos seus Stands para feiras e bons negócios!

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