Um toldo nada mais é que uma cobertura secundária que é acoplada a fachada de alguma edificação ou comércio, no intuito de proteger da chuva, do vento e do sol.
Normalmente sua composição é realizada por lona de fibra acrílica, algodão ou poliéster, que é inserida e esticada em uma estrutura mais leve geralmente produzida de alumínio, ferro, aço ou madeira.
Toldos e coberturas são apetrechos montados em locais externos de casos e edificações, servindo para manter os ambientes protegidos do sol e da chuva e também manter o controle da temperatura ambiental, trazendo maior comodidade em regiões sociais e mantendo a decoração no ambiente.
O mercado de toldos atual
O mercado atual dispõem uma enorme diversidade de toldos e coberturas, com padrões e proporções distintas, além das mais diversas cores. A escolha do toldo deverá ser realizada de acordo com os critérios de proteção.
A intenção é proteger portas e janelas de sol e chuva, as alternativas mais adequadas são os toldos e coberturas móveis, sendo retos ou fixos, que são montados na parede, dispondo maior segurança aos consumidores.
Os tipos de toldos e suas aplicações
Toldos Fixos
São padrões que não abrem e nem fecham, pois a sua instalação é fixa. Tais padrões são adequados para quem visa buscar cobrir uma estabelecida área e não tem a pretensão de mudar a posição do toldo, como na ocasião de coberturas de salões, varandas, quadras e entre outros, esses possuem a estrutura de alumínio, sendo menos discretos visualmente que os demais padrões conhecidos.
Toldos Retrátil
São modelos que fecham de uma maneira sanfonada, servindo como uma espécie de cortina de luz.
Toldo Capota
São toldos de padrões arredondados, esses abrem e fecham por meio de uma corda que puxa e solta um toldo, são os tipos mais utilizados em janelas de apartamentos e casas.
Toldo Túnel
Esses toldos fazem parte da categoria de toldos fixos e formam um tipo de túnel no local de instalação, sendo usados em passagens como corredores, halls e muitos outros.
Toldo Inclinado
O toldo inclinado é um toldo muito usado em grandes pátios e varandas, esses modelos são instalados de uma forma quase horizontal, contando apenas com uma leve inclinação. Uma parte geralmente fica fixa na parede e o restante ancorado sobre pernas.
Toldos Verticais
São denominados estores. São inseridos verticalmente e normalmente estão sujeitos ao corrimão.
Toldo Embutido
São toldos de braços articulados, que ficam guardados em um box quando recolhidos, são as maiores alternativas para quem precisa de uma aparência mais discreta para o toldo.
Toldos Capô
Planejados para pequenas janelas, sendo fixo ou móvel, auxiliam para manter o calor fora de residências, podendo ser quadrados ou semi curvados.