Você sabe o que faz uma empresa marketing? O marketing é um conceito que confunde muitas pessoas, isso porque popularmente o termo é usado como se ele se referisse a publicidade e propaganda. Na verdade, o marketing é tudo aquilo relacionado com o mercado e com a venda de produtos ou serviços.
Ele inclui a publicidade e a propaganda, mas também se trata do networking, das relações de venda e compra, das alianças que a empresa pode fazer e muito mais.
Neste artigo, você vai entender mais sobre a importância do marketing em eventos empresariais, uma ótima ferramenta para empresas.
Os eventos empresariais
Os eventos são muito mais do que simplesmente compartilhar contatos e fortalecer o networking, mas um momento crucial para a promoção dos produtos e da imagem da empresa. As pessoas que comparecem ao evento acabam por associá-lo a imagem da empresa e isso pode ser muito positivo.
Quando se fala de eventos corporativo e de marketing de eventos, tem aqueles com interesse institucional e aqueles com interesse mercadológico.
Os eventos com interesse instituição não buscam alavancar as vendas de determinado produto, mas fortalecer a marca da empresa e promover a integração com seu público-alvo.
Ao passo que os mercadológicos procuram divulgar um produto, em prol de obter um melhor retorno, a empresa pode promover ou marcar presença em diversos eventos, dentre eles:
- Feiras;
- Exposições;
- Congressos;
- Seminários;
- Desfiles;
- Fóruns internacionais e nacionais;
- Lançamentos de produto.
O marketing eventos se encarrega por todas as etapas da realização que englobam planejar, organizar, executar e avaliar. Essas etapas variam muito de acordo com a escolha de evento, por isso, ela deve ser feita com muito cuidado.
Realizar um seminário ou uma palestra, por exemplo, é muito menos trabalhoso do que realizar uma exposição ou um desfile. Deve-se avaliar os recursos da empresa e calcular o retorno do evento, mesmo que ele não seja direto (em dinheiro).
Quando a sua empresa lançar uma inovação no mercado, os eventos são a principal forma de obter visibilidade. A assessoria de imprensa faz entrevistas acerca do evento, juntamente com a equipe de marketing da empresa e, identificam os interesses dos consumidores ou potenciais consumidores.
No final, isso é um fator determinante para que o lançamento seja um sucesso. Nesse momento, o marketing digital entra em cena, pois as entrevistas e divulgações do evento devem aparecer no mundo virtual.
Os influenciadores são pessoas que possuem um público bem estabelecido na internet e que possuem credibilidade para recomendar produtos e serviços.
Uma das táticas que garante excelente resultado em eventos de marketing digital é contratar os serviços de um influenciador digital que se alinhe com a marca, que seja parte do público-alvo ou apresente os mesmos valores.
Uma empresa que investe na alimentação de suas redes sociais, em anúncios e está presente no ambiente virtual, tem muito mais sucesso na elaboração de eventos. O objetivo deve ser conseguir a atenção do público durante e após o evento, com fotos e publicações.
Que tal distribuir brindes?
Em eventos, uma tática de marketing promocional que pode obter muito sucesso é a distribuição de brindes. É um investimento muito interessante, pois apresenta efetividade em conquistar o consumidor e divulgar a marca.
A dica é sempre procurar por itens úteis e que sejam condizentes com marca. Uma empresa de tecnologia pode dar um mousepad ou fones de ouvido de brinde. Já uma empresa de vestuário, pode dar uma mochila, por exemplo. Uma empresa do ramo alimentício pode distribuir copos, dentre tantas outras opções possíveis.
No entanto, lembre-se de que personalizar os brindes é crucial, pois é uma forma de garantir que a pessoa associe o produto com a marca e, mais do que isso, enquanto a pessoa utilizar o produto, como uma mochila ou uma garrafa de água, ela será uma “forma de divulgação constante”.
É preciso manter em mente que o logo e o nome da sua empresa precisam ser vistos, pois isso resulta na consolidação da marca.
Por fim, planejamento e estratégia são palavras-chave quando o tópico é o marketing em eventos. Avalie todas as possibilidades, faça um estudo de mercado, estime qual será o retorno do evento e nunca tome decisões precipitadas.
A presença de pessoas importantes no evento e a divulgação nas redes sociais é tão importante quanto a locação do espaço e outros itens mais palpáveis.