Uma das coisas mais presentes no cotidiano das empresas ultimamente tem sido os eventos corporativos. Apesar de serem extremamente importantes um evento corporativo é uma “faca de dois gumes”.
Isso, porque se não houver planejamento como a contratação de empresas de stands para eventos, de cenografia, o evento pode não ser um sucesso.
Mas, para que isso não aconteça esse artigo falará sobre como um evento corporativo pode ser altamente potente para seus negócios, principalmente como uma ferramenta para fidelizar e fazer relacionamento com os clientes e também fornecedores.
Eventos em SP corporativos, também, são importantes ferramentes para uma maior integração entre os colaboradores da empresa.
E os eventos corporativos tem diferentes modelos como:
- Palestras;
- Congressos.
- Seminários;
- Workshops e outros.
Cada tipo de evento corporativo tem um objetivo e portanto, é importante saber qual o melhor formato para sua empresa.
Apontamentos para eventos de sucesso
Para que os eventos corporativos sejam altamente impactantes e até mesmo rentáveis é o planejamento. Claramente sua empresa não precisa ser uma “fabrica de eventos”, mas é preciso ter um planejamento bem estruturado.
Assim, um dos elementos mais importantes é:
Observe seus objetivos
Antes do planejamento do evento é preciso definir qual é o objetivo com o evento e qual é o público do evento.
Dessa maneira, se a ideia é fazer um lançamento é preciso investir em produtos de divulgação e que permite a interação do público com estratégia de entretenimento informativo.
Se for um evento para parceiro é preciso levar o máximo de informações sobre o seu negócio, além de utilizar tecnologias como painel de LED e outros elementos importantes, para mostrar que a empresa tem um bom negócio.
Os eventos podem ser feitos para reunir os funcionários e fazer um tipo de treinamento interativo. E para fazer isso é necessário criar um clima de descontração e que seja motivacional e inspirador. Esse evento é perfeito para divulgar as ações internas da empresa.
Definido os objetivos e os públicos é necessário pensar em cada um dos detalhes.
Reúna as ideias e faça o orçamento
Depois de definido o público é hora de mensurar o número dos participantes e depois disso se define o orçamento.
Se o orçamento destinado for pequeno é necessário definir os fornecedores o quanto antes, de modo a resultar em preços pequenos, e prazos maiores para os pagamentos.
Agora se o evento for de grande porte é altamente associado a um tipo de investimento compatível. Assim, o orçamento deve cobrir diversas coisas como aluguel de painel de LED para eventos, locação do espaço, brindes e assim por diante.
Algo que vem chamando a atenção nos eventos corporativos são as chamadas experiências imersivas, esse tipo de experiência faz com que o público tenha um contato mais próximo tanto com o negócio como com a própria organização do evento.
Planejando os eventos
Depois desses detalhes é importante planejar com antecedência, assim definir a locação é o primeiro passo. Depois disso é necessário fazer contato com diversos tipos de serviços como buffet, cenografia para eventos corporativos, locação de equipamentos de imagem e som,e outros.
É importante estar com todas as documentações do evento, assim, é necessário verificar se precisa de licença, seguro ou então alvará. Por isso é sempre importante conhecer a origem de todos os serviços.
Uma parte importante do evento é o atendimento do público para que o evento fique agradável e perfeito. Isso acontece porque é preciso atendimento para informar e orientar as pessoas.
É preciso ter também uma equipe de apoio para o palco para assessorar palestrantes e mestres de cerimônia.
É preciso planejar também como será feito o check-in e o local e horário do credenciamento para que tudo ocorra bem.
Aposte na divulgação dos eventos
Depois de todo esse planejamento é importante fazer a divulgação do evento, e existem algumas ferramentas no mundo digital como:
Email marketing segmentado: contato por listas de e-mail são importantes para manter relacionamento com os clientes.
Anúncios em redes sociais: ajudam a definir e encontrar o público perfeito e interessado no seu evento.
Conteúdo e SEO: é a criação de um blog na qual são postados artigos, autores convidados, para atrair o público ideal.
Depois é só esperar o grande dia para que seu evento seja um sucesso. Utilizando as ferramentas corretas seu evento corporativo será perfeito.