Quem trabalha no setor de eventos sabe que ele é extremamente dinâmico. Na prática, isso significa que, ano após ano, há cada vez mais novidades e tendências para comemorar ocasiões especiais, tais como casamentos, aniversários, e formaturas.
Nos últimos anos, uma das principais tendências do setor têm sido a organização de eventos ao ar livre. Eles são perfeitos para ocasiões que pretendem ser mais despojadas, bem como quando os anfitriões fazem questão de ter um contato mais próximo com a natureza.
Por mais que essa iniciativa costume ser um sucesso entre os convidados, é preciso ter em mente que, na hora H, o tempo pode não colaborar.
O problema nem sempre é chuva: um sol intenso ou um vento mais forte também podem prejudicar o conforto de todos os presentes.
A boa notícia é que isso não significa que a ocasião estará arruinada: há a possibilidade de se usar uma tenda ou cobertura para abrigar os convidados e permitir que tudo transcorra conforme o planejado. Confira, a seguir, algumas opções de coberturas que podem ser usadas com essa finalidade:
-
Toldo de lona
Entre todas as opções de coberturas para eventos disponíveis no mercado, a lona é uma das mais populares. Isso se deve às suas características, tais como:
-
É leve;
-
É barata;
-
É customizável;
-
Pode ser desmontada e reutilizada posteriormente.
Vale ressaltar que, por mais que a lona seja conhecida por poder ser usada nas mais diversas cores, há também a opção do toldo transparente.
Como ele é incolor e não tão comum quanto os outros modelos, é uma excelente opção para quem pretende inovar na decoração do evento.
-
Cobertura em policarbonato
Devido às chances de que o tempo não colabore com a realização do evento, muitos locais que abrigam tais ocasiões costumam já contar com partes cobertas de antemão.
Assim, em caso de condições meteorológicas desfavoráveis, basta transferir o evento para uma dessas áreas, resolvendo o problema.
Nesse caso, o modelo que costuma ser usado é a cobertura em policarbonato. Ao contrário da lona, esse polímero plástico é rígido, mas igualmente leve e com a possibilidade de ser produzido em diversas cores. Deste modo, ele é barato e fácil de instalar.
Vale ressaltar que, no caso de espaços para eventos, eles costumam contar com uma decoração básica e neutra, que se adapte sem maiores problemas a qualquer inspiração decorativa.
Deste modo, é provável que, nesse caso, a cobertura seja transparente, de modo a não interferir com a cenografia de sua ocasião.
-
Cobertura de vidro
Por mais popular que o policarbonato seja, ele não é a única opção de cobertura discreta e versátil que pode ser usada por espaços de eventos: também há a opção de se instalar uma cobertura de vidro. Como o seu próprio nome diz, ele usa vidro ao invés de plástico, o que pode significar mais resistência.
Apesar disso, é preciso ter em mente que, como o vidro é mais pesado do que o plástico, ele requer uma estrutura mais robusta para sustentá-lo, o que, por sua vez, tende a ser mais caro.
Por conta disso, espaços de eventos que contam com esse tipo de cobertura podem exigir um investimento mais alto, já que, provavelmente, terão outros acabamentos premium.
-
Cobertura articulada
Por último, há uma opção extremamente moderna de coberturas para eventos, que, pouco a pouco, tem ganhado espaço nesse ramo: a cobertura articulada.
Como o seu próprio nome diz, ela não é estática, como boa parte dos modelos, mas tem porções articuladas que permitem a sua abertura e fechamento conforme as necessidades e preferências dos usuários do espaço.
A principal vantagem proporcionada por esse item é o fato de que ele torna o local onde é instalado muito mais versátil.
Isso pois, quando o tempo está ruim, pode ser fechada, e, quando estiver favorável, aberta. Por conta disso, os anfitriões podem escolher se o evento de fato será ao ar livre ou não.
Vale ressaltar que não existe apenas um modelo de Cobertura Abre e Fecha: é possível optar por um modelo manual ou automático.
De acordo com especialistas, esse último é melhor pois, além da questão da comodidade, o motor responsável pela abertura e pelo fechamento aplica exatamente a quantidade de força necessária para tal, evitando que o mecanismo se danifique por uma eventual sobrecarga.