Festas de casamento ao ar livre consistem em uma opção cada vez mais popular entre noivos de todo o Brasil. O motivo por trás disso é que, atualmente, admite-se celebrar a união de uma maneira mais descontraída, abrindo a margem para festas alternativas.
Entretanto, por mais que a festa sempre seja organizada pensando que o dia estará lindo, é preciso considerar que pode ser que isso não aconteça.
A boa notícia é que isso não significa que a ocasião está perdida: a locação de tendas pode resolver o problema de maneira rápida.
Entretanto, por mais simples que a solução seja, isso não significa que ela possa ser contratada de última hora, muito menos sem planejamento.
Confira, a seguir, algumas dicas para fazer a contratação de um serviço de locação de coberturas para a sua festa sem dor de cabeça:
-
Tenha sempre um plano B
Ninguém organiza um casamento ao ar livre esperando que o grande dia seja nublado ou chuvoso. Isso, contudo, não significa que o dia de dizer o “sim” será perfeito, conforme todos os sonhos dos noivos: pode estar frio, chovendo ou até mesmo ventando forte.
Por conta disso, ao contratar o espaço, é preciso saber se há alguma zona coberta que possa servir de plano B se o pior acontecer. Se houver, será preciso transferir tanto a cerimônia quanto a recepção para eles.
Em caso negativo, é necessário que os noivos invistam em um serviço de aluguel de tendas para casamento. A boa notícia é que isso é simples: há diversas empresas que não apenas fornecem a cobertura, como, também, fazem a sua montagem no local especificado.
-
Considere o tamanho da festa
Caso seja necessário contar com toldos e coberturas para garantir que a festa será um sucesso, independentemente das circunstâncias, não é suficiente alugar qualquer modelo: é preciso que ele seja adequado ao evento, principalmente no que diz respeito quantidade de convidados.
A boa notícia é que, caso os noivos contem com um serviço cerimonial, os profissionais que atuam na área serão capazes de fornecer orientação neste sentido.
Devidamente treinados para tal, eles analisam as características do evento, a taxa de quebra (a quantidade de pessoas que confirmam presença, mas, por algum motivo, não vão) e a área coberta necessária para acomodar a todos com conforto.
Da mesma maneira, é comum que as empresas atuantes no ramo tenham contato com fornecedores de confiança da área de eventos. Assim, se for necessário investir no aluguel de stand ou de coberturas, eles indicarão um estabelecimento que não deixará os noivos desassistidos.
-
Inclua o plano B no orçamento
O orçamento costuma ser um ponto que causa bastante stress durante a organização do casamento. Afinal, desde o começo, é preciso que os noivos definam a quantia que será gasta, de modo a incluir itens como:
-
Comida e bebida;
-
Contratação de mão-de-obra;
-
Decoração;
-
Trajes dos noivos.
Assim, é imprescindível que o plano B (ou seja, o aluguel de uma cobertura em estrutura metálica ou qualquer outra matéria-prima) esteja incluso. Afinal, trata-se de um item primordial para o sucesso do evento.
-
Faça uma visita técnica antes da festa
Quando se trabalha com um cerimonial ou com um decorador de eventos profissional, os noivos têm uma noção de como ficará a igreja e o salão da recepção por meio de uma planta, do mesmo modo que é feito com uma casa. Assim, é possível que os anfitriões avaliem o espaço e decidam se ele está conforme as expectativas.
No caso de uma festa ao ar livre, isso não é diferente: é interessante que haja uma planta que determine a organização dos elementos no espaço.
Caso seja preciso alugar uma cobertura, também é interessante que o fornecedor da estrutura visite o local, de modo a determinar qual é a melhor posição para instalá-la.
-
Não se esqueça do piso
Caso chova no dia da cerimônia, a primeira preocupação dos noivos costuma ser com a cobertura, que trata-se, afinal, da estrutura que protegerá os convidados da água.
Entretanto, por mais importante que a estrutura se, pode ser que ela não seja o suficiente para manter todos confortáveis. Em caso de chuva muito forte, a grama pode virar lama, prejudicando o andamento da festa.
Assim, também é interessante pensar em um piso, que será combinado com a estrutura metalica para telhado usada para montar a cobertura.