A parada pet é um evento que acontece com o intuito de unir os animais e seus donos. O evento dura apenas um dia, mas possui diversas atividades para os donos e seus animais, promovendo o relaxamento, a diversão e a interação social.
Hoje, é possível levar a família inteira, pois a Parada Pet também possui brinquedos para as crianças e serviço de alimentação, com o famoso food truck.
Quais são as atividades?
Esses eventos disponibilizam atividades como desfiles de cães e gatos, concursos de beleza para o cachorro, caminhadas, apresentações de agility e muito mais. O agility é um esporte que os cachorros gostam muito, baseado em obstáculos e percursos .
Arcos cruzados pelo cachorro, gangorras, túneis, tudo isso está distribuído pelo caminho e a função do dono é correr junto, orientando o animal.
Os cachorros são animais muito sociáveis e se divertem fazendo amizades e brincando em grupo. Além disso, você vai receber dicas de como cuidar de seu cachorro e pode até voltar para casa com um novo amigo.
Impacto na sociedade
O Brasil possui mais de 132 milhões de pets. Hoje, o país é o segundo do mundo com maior quantidade de animais de estimação.
Entretanto, esse não é um cenário tão feliz quanto parece: aproximadamente 25% desses animais não possuem um lar, ou seja, moram nas ruas do país. A adoção de cães e gatos que foram abandonados, então, é extremamente importante no Brasil.
Muitas são as empresas que resgatam e cuidam desses animais, para que eles possam ganhar um lar, uma família e ter a felicidade que tanto merecem.
Pensando nisso, a Parada Pet também oferece um espaço com grande impacto social: a feira de adoção. A feira reúne diversos animais que precisam de um lar.
Os animais são bem alimentados e têm espaço para brincar e conhecer os seus potenciais donos. Com a concentração de apaixonados por pet, fica muito mais fácil realizar esse trabalho, sobretudo porque muitas pessoas vão à feira justamente para isso.
Com o intuito de atrair mais público, os animais costumam receber todas as vacinas necessárias para a feira. As feiras também possuem um caráter social, ensinando os participantes a cuidar bem de seus animais, falando sobre o impacto social que a ação possui.
Os efeitos negativos de comprar raças de cachorro famosas ao invés de adotar são:
- Saúde prejudicada;
- Problemas comportamentais;
- Baixa socialização;
- Devolução de animais;
- Raça questionável;
- Exploração animal.
Essa é uma indústria muito problemática. Primeiro, pode-se pensar no quão estranho é tratar vidas como mercadorias. Sempre que se pensa em mercadoria, pensa-se no lucro em primeiro lugar.
Os animais merecem vidas dignas e, em prol do lucro, muitos deles não recebem graças a essa indústria. Um exemplo são os cães devolvidos por apresentar problemas de comportamento ou doenças de saúde.
O que poucas pessoas sabem é que depois de devolver ao pet shop, na maior parte das vezes, os animais não são destinados a um local adequado – em alguns casos eles podem até mesmo ser eutanasiados.
As fraudes nesse ramo também são comuns. Mais uma vez, o foco é o lucro e essas empresas podem vender animais misturados alegando que são puros para lucrar mais.
É difícil notar, pois muitos animais se parecem quando filhotes, mas a diferença fica clara ao crescer. Assim, gasta-se uma fortuna para obter um animal de raça misturada, que poderia ter sido adotado, de graça, salvando uma vida das ruas.
Também é necessário pensar nas cadelas que dão vida aos cachorros de raça. É uma verdadeira fábrica de filhotes, um ato que exige muito delas. Se não houvesse tanta demanda, não haveria motivos para permanecer com esse tipo de atitude.
Mudando um pouco o tópico, a adoção de gatos também é muito importante. No Brasil, o mercado de gatos de raça é consierado pequeno e quase não tem peso, o que é positivo.
Mas ainda há muitos gatos de rua, sobretudo por sua alta capacidade reprodutiva. A estimativa de vida de um gato que mora no rua, abandonado, é de apenas 3 anos. Já quando possuem um lar, vivem até 20 anos.
Nesse evento, gatos de todas as idades, vacinados e castrados podem ser adotados. Por fim, os eventos para animais de estimação são muito benéficos e promovem uma melhoria na sociedade. É um dia divertido para toda a família, no qual as suas relações com os seus pets podem ser estreitadas.