O Natal é a data comemorativa mais importante que existe, um período no ano cheio de amor e felicidade!
É quando as empresas dão férias coletivas, quando a família inteira se reúne e que mais contagia a população – filmes, músicas, peças de teatro, pinturas, toda forma de arte possui uma tematização natalina.
Uma das partes mais divertidas do Natal é decorar a sua casa.
Tudo fica mais bonito, cheio de luz e positividade e não é preciso fazer uma decoração de natal muito lúdica ou customizada, é possível se valer de uma estética sofisticada enquanto no tema natalino.
A estética natalina
As cores natalinas podem ser divididas em dois grupos, o verde e vermelho, mais chamativas e características e o prata, dourado e branco, mais discretas e sofisticadas.
Uma sugestão interessante é investir no grupo de cores mais discreto e sofisticado, colocando alguns detalhes em verde e vermelho para complementar essa estética.
O resultado é uma decoração mais minimalista e próxima de outra data comemorativa importante, o ano novo.
Algumas ideias para o natal vão além dos típicos presépios e bonecos do papai noel.
É possível investir em iluminação e itens decorativos menos usuais.
Alguns exemplos interessantes para encher a sua casa de espírito natalino sem perder o bom gosto são:
- Mesa com jogo de jantar dourado;
- Porta-guardanapo personalizado;
- Lampião ornamentado de velas;
- Lanternas chinesas;
- Lustre decorativo;
- Ikebana natalina.
A ikebana é uma arte japonesa baseada no arranjo de flores e plantas.
Os japoneses são conhecidos pelo seu perfeccionismo e sensibilidade, conseguindo efeitos visuais valiosos de modo minimalista.
Existem muitas ikebanas natalinas, que misturam elementos verdes e vermelhos. É uma forma mais inovadora e sofisticada de utilizar as plantas na decoração, indo além das guirlandas.
A decoração para natal pode criar uma atmosfera de sonho na casa, sem precisar de muito para tal. Escolher um pisca-pisca com luzes brancas ou azuis, por exemplo, contribui muito para esse clima.
As lanternas chinesas deixam uma iluminação suave, com luz difusa, resultando em mais aconchego para o cômodo.
Quando se fala nelas, muitas pessoas pensam nas mais tradicionais, com escritos em chinês e a cor vermelha. Mas existem modelos com o papel branco e formato cilíndrico, como uma grande vela. Esses modelos são mais delicados e oníricos.
A árvore de Natal
A arvore de natal é a protagonista da decoração. Tradição em quase todos os países, é o verdadeiro símbolo dessa data. As árvores costumam ser o pinheiro, típicas dos países mais frios.
Como não é uma planta típica do Brasil, a maior parte das pessoas compra árvores artificiais.
Quem quer inovar pode escolher uma árvore de galhos secos e fazer uma decoração invernal ou usar uma árvore decorativa brasileira como alternativa.
Mas, independente do tipo de árvore, como fazer a decoração?
Os enfeites de natal colocados nas árvores são bolas coloridas, estrela dourada no topo, guirlandas envolvendo a árvore, luzes do tipo pisca-pica e outros.
Mas é possível inovar e conseguir uma árvore singular para a sua casa.
Colocar flores na árvore de natal pode ser uma ótima ideia, deixando um visual mais romântico.
As flores podem ser artificiais ou de verdade e sua disposição na árvore pode ser como uma espécie de “guirlanda de flores” em espiral ou distribuídas igualmente (em unidades) ao longo da árvore.
Outra ideia inovadora que vai impressionar os convidados (e é um charme!) é reproduzir a neve. Com todos os enfeites de natal na cor branca, usa-se o spray simulador de neve e a pelúcia branca para criar essa ilusão visual.
Para aqueles que buscam por ideias faceis de enfeites de natal, pode-se pintar pinhas e pendurar na árvore, pintar bolinhas de isopor, colocar laços de fita, pingentes de feltro ou até mesmo fazer uma árvore bidimensional, presa à parede.
As árvores bidimensionais são simples e podem surpreender no quesito beleza.
Nada mais adorável do que uma guirlanda formando o contorno de uma árvore natalina na parede com um pisca-pisca em zigue-zague no seu interior.
Por fim, a dica para o Natal é sair da zona de conforto. Aceite o desafio de fazer um design de interiores digno de admiração com a temática natalina.
É possível conseguir mais romantismo, modernidade, um visual clássico ou mesmo uma decoração rústica.
Basta procurar por soluções criativas, definir um tema e mantê-lo em mente durante todo o processo de decoração.