Uma feira ou um evento podem ser justamente o que uma empresa precisa para fechar novos negócios e tornar-se mais próspera.
Neles, negócios de um mesmo segmento se reúnem para trocar contatos, experiências e, preferencialmente, fechar novos contratos e parcerias.
Acontece que não basta inscrever-se em um evento e crer que tudo isso acontecerá sem esforço algum. É fundamental contar com um espaço que transmita profissionalismo e que represente bem o negócio. Ou seja, um stand bem construído.
Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, os itens do tipo não são todos iguais. Muito pelo contrário: existem vários modelos disponíveis no mercado, sendo que cada um tem um custo e oferece possibilidades distintas de customização. Confira alguns deles a seguir:
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Stand básico
Quando uma empresa fecha uma participação em um congresso ou evento do setor, ela assina um contrato.
Neste documento, além do valor pago pela ocasião, há um rol taxativo de tudo o que está incluído na quantia. Normalmente, um stand para feiras, com metragem pré-determinada, faz parte dele.
Como o próprio nome diz, esta estrutura não costuma ter nada de muito elaborada. Ela normalmente é feita à base de perfis de alumínio, painéis nas paredes e carpete no chão.
A metragem costuma ser suficiente para incluir alguns móveis, como mesas e cadeiras, para receber bem os visitantes.
Contudo, a estrutura não é tão rígida. Ela admite pequenas personalizações, tais como:
- Ampliações, tendo em vista a estrutura modular;
- Uso de outro material no piso, como o MDF;
- Totem com a logomarca do negócio;
- Balcões, vidros e prateleiras.
Entretanto, é preciso ter em mente que estes adicionais são sinônimos de investimentos extras. Portanto, é importante analisar o orçamento disponível antes de optar por eles.
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Stand misto
Empresas que querem investir em um espaço mais personalizado, mas que não têm uma verba generosa a ponto de contar com um ambiente mais elaborado, podem optar pelo stand misto.
Como seu próprio nome diz, ele é um híbrido entre o básico e o construído, que será visto a seguir.
Sua estrutura mais robusta permite um grau de personalização superior ao básico, como o uso de uma estrutura box truss, uso de modulações de alumínio para embelezar o espaço e um design totalmente adaptado à identidade visual da empresa expositora.
Isso o torna uma opção para quem busca a melhor relação custo-benefício possível em qualquer evento, desde os de pequeno porte até as grandes ocasiões do setor.
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Stand construído
O stand construído costuma ser a opção de empresas que não têm grandes limitações de orçamento. Isto pois o projeto é totalmente personalizado, com a elaboração completamente voltada às necessidades e preferências do negócio que o utilizará.
Deste modo, é possível usar praticamente qualquer material – incluindo os mais robustos, como o Box Truss Q15 -, além de ter um pé-direito mais alto, que pode chegar ao limite permitido pelo local que abrigará o evento.
Alguns modelos podem ter até mesmo instalações como copa, cozinha e um mezanino para os visitantes. Assim, a boa impressão da empresa fica garantida.
Vale ressaltar que, antes de elaborar um projeto completo deste tipo de instalação, é preciso entrar em contato com a organização do evento: pode ser que haja limitações quanto à metragem e à altura.
É importante que isso seja averiguado previamente, de modo a evitar contratempos na hora H.
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Stand cenográfico
Este tipo de instalação é o que há de mais avançado em termos de espaços de exposição para feira e eventos.
Como o seu próprio nome diz, ele consiste em elaborar um espaço completo de exposição para a marca, com uma robustez muito acima da média.
Grosso modo, costuma-se dizer que sua montagem não tem limites: é possível usar qualquer design e qualquer material.
Vale ressaltar que, antes de optar por este tipo de espaço, é importante considerar se ele é apropriado para o evento em questão. Afinal, um stand para feira de artesanato, por exemplo, costuma ser mais básico. Construir um cenográfico pode ser opulento demais para a ocasião.
Assim como no caso do construído, também é essencial contactar a organização do evento para ficar a par de eventuais limitações de altura e do espaço que pode ser usado. Deste modo, a feira transcorre sem contratempos.