As flores sempre são lembradas nas datas mais especiais, como casamentos, dia das mães e dia dos namorados.
Em todos esses momentos, presentear a pessoa amada ou decorar um ambiente com rosas e demais arranjos, é o ideal a ser feito.
Por conta disso, as floriculturas acabam sendo um dos lugares mais harmoniosos para visitar. No estabelecimento, é possível encontrar as mais variadas espécies de plantas, como rosas e orquídeas, arranjos e até coroa de flores.
Ou seja, o espaço rodeado por flores é o ambiente ideal para quem gosta de ficar pertinho da mãe natureza.
Além disso, devido ao avanço tecnológico e a necessidade de renovação no mercado econômico, as floriculturas passaram a atender por domicílio e possuem até stand de vendas em locais estratégicos. Abaixo, confira algumas curiosidades sobre as floriculturas.
Quando surgiu a primeira floricultura?
Embora as flores sejam bem antigas e estejam presentes no mundo desde os primórdios da humanidade, o surgimento da floricultura é bem recente.
Acredita-se que o primeiro estabelecimento de comercialização floral surgiu em 1880, na Inglaterra. O costume de presentear as pessoas com ramos de flores era muito comum à época, assim como é hoje.
A partir dali, surgiu a ideia de criar um local especializado em flores. No entanto, o ato de presentear pessoas com flores já acontecia na Grécia antiga.
Os homens as recebiam quando desempenhavam bem alguma função no trabalho. As crianças recém-nascidas também recebiam flores como boas-vindas.
Em contrapartida, na Roma antiga, o ato de presentear com flores era relacionado aos romances. Naquela época, as rosas eram as prediletas dos romanos, enquanto os gregos preferiam as violetas.
O que não pode faltar em uma floricultura?
Assim como qualquer empreendimento que disponibiliza serviços e produtos aos clientes, as floriculturas precisam oferecer uma gama alta de espécies de plantas, flores e opções de decoração ao público.
Confira alguns dos principais serviços que não podem faltar em uma floricultura:
- Diversidade de flores;
- Plantas ornamentais;
- Temperos para horta;
- Vasos e jarros;
- Fertilizantes de plantas.
Cabe destacar ainda que as floriculturas precisam ficar atentas a qualquer tipo solicitação por parte dos clientes, como flores para funeral, por exemplo.
Normalmente, esse tipo de pedido costuma ser feito em floriculturas próximas a algum cemitério. Além disso, alguns cemitérios contam com floriculturas próprias, que oferecem arranjos e buquês somente para essa finalidade.
Novidade floral
As floriculturas, geralmente, são ambientes espaçosos, com bastante variedade de flores, como rosas, violetas, girassóis, vasos e buquês prontos. Entretanto, o setor vive uma reviravolta mercadológica, o que exige criatividade e visão empreendedora.
O stand de vendas portátil para a venda de flores, é uma das principais maneiras de driblar a concorrência e atingir um público-alvo mais amplo.
Ele pode ser instalado em qualquer lugar, como na recepção de uma loja ou de alguma empresa. Este tipo de empreendimento faz o maior sucesso em datas comemorativas.
Quando a pessoa não tem tempo de visitar uma floricultura completa, no caso, ela recorre aos arranjos, vasos e buquês disponibilizados nos stands.
Muitos empreendedores do ramo acabam colocando a própria floricultura à venda, para comprar um stand e marcar presença em lugares específicos.
A novidade tem ganhado cada vez mais espaço no mundo das floriculturas e do empreendedorismo atual, uma vez que conquista o gosto do cliente, que tem acesso a um serviço mais cômodo e ágil.
Quanto rende uma floricultura
As floriculturas atendem um mercado amplo e atual no sentido emocional das pessoas. Ou seja, dar e receber flores está totalmente ligado à emoção.
Elas atendem casamentos, festas de 15 anos, velórios, pessoas apaixonadas, dias das mães, dia dos namorados, dentre outros.
De acordo com o Sebrae, o segmento de flores tem movimentado acima de R$ 5 bilhões todos os anos, além de apresentar um crescimento progressivo de 8 a 12% a cada 12 meses.
Para ter uma ideia, uma floricultura em Guarulhos, em São Paulo, só no dia dos namorados, é capaz de movimentar mais de R$ 4 mil.
Em lugares menos movimentados, o estabelecimento pode render até R$ 2 mil, em apenas 1 dia.
Isso significa que mesmo atuando em um mercado específico, as floriculturas podem render muito dinheiro para quem decide se aventurar no mundo das flores, arranjos e buquês.