A música está presente na sociedade desde os seus primórdios, servindo para acalmar, comunicar, se expressar e transmitir sentimentos, as músicas são transformadoras e uma das principais manifestações artísticas valorizadas por todos, recorrentes elas são fundamentais.
As músicas também têm a função de animar as festas e são usadas como meio para extravasar e passar bons momentos com amigos, compartilhando histórias, sentimentos e momentos inesquecíveis.
Os festivais musicais foram criados com esses propósitos de exaltar a música e os bons momentos e sentimentos que elas podem proporcionar às pessoas.
Planejados para um grande público os festivais possuem grandes e complexas estruturas para comportar todos os artistas e todos os públicos.
Esse modelo de eventos, os festivais possuem atrações em mais de um dia, por isso, a complexidade da sua organização aumenta. Algumas dicas são importantes para promover um evento de sucesso.
Escolha do local
O local para evento como os festivais musicais precisam ser realizados em ambientes com boa acústica e retorno, além de serem afastados para que o som não interfira no dia das pessoas que estão em volta, mas não participam do evento.
Além disso, o local perfeito precisa possuir espaço para montagem de todas as estruturas e ter um bom alcance elétrico para que todos os espaços e apresentações sejam realizadas sem imprevistos ou sustos.
Alguns tipos de festivais reservam espaços para que as pessoas possam dormir e continuar no próximo dia no evento, com isso é necessário promover estruturas para suas acomodações com segurança, com isso na montagem é preciso locar barraca geodésica que são modelos mais funcionais e promovem mais conforto e bem estar aos públicos.
Segurança do lugar
Um das prioridades dos ao planejar qualquer tipo de evento é quanto a segurança das pessoas que estão no local, aos festivais essa premissa continua, a segurança é fundamental para que todos os processo aconteçam conforme o planejado, além disso elas ajudam na promoção de uma ótima ou péssima imagem do evento.
Um dos pontos principais é o controle de acesso tanto ao evento quanto aos seus setores, há algumas áreas que são privadas ou exclusivas e assegurar que apenas as pessoas que podem ter acesso a área a acessem é primordial para evitar aglomerações e problemas.
O controle pode ser pela diferentes cores de pulseiras que dão acesso a diferentes locais, além disso quanto aos funcionários há o uso dos uniformes personalizados que os distinguem dos públicos que foram para celebrar e se divertir.
Com isso a organização é instalada e facilmente controlada.
Música e atrações especiais
Em um festival de música a qualidade do som é prioridade número um dentro do planejamento a locação de som profissional é obrigatória para o sucesso de todo o planejamento e desenvolvimento do festival.
Som profissional conseguirá alcançar a todos que estão assistindo, desde os mais próximos ao palco quanto os mais distantes.
Além disso, são múltiplas apresentações e entre os intervalos é indicado que tenham pequenas atrações para manter as pessoas animadas e entretidas, com isso há algumas opções que são relacionadas, entre elas o DJ para festa que sendo profissional conseguirá conduzir o público e animar a multidão enquanto a próxima atração principal não se inicia.
Os DJ são profissionais que conseguem criar novas canções com músicas já existentes. Com um conceito mais moderno e prático de se fazer músicas eles são valorizados por todas as pessoas que frequentam shows e eventos musicais.
Além desses profissionais, há o robô de LED para eventos, dançarinos que utilizam roupas especiais que com o controle programado das luzes de LED conseguem promover um bom entretenimento mesclando música e dança, diferentes expressões artísticas que dialogam entre si.
Dessa forma é preciso investir no:
- Local;
- Sistema de segurança;
- Controles de acesso;
- Acomodações;
- Som profissional;
- Entretenimento.
Atendendo todos os requisitos os festivais podem ser produzidos, é importante ressaltar que mesmo sendo eventos que exaltam a música é preciso que eles resultem em lucro aos organizadores.
Dessa forma mesmo priorizando o som é preciso oferecer uma estrutura completa para que todos os convidados desejem e solicitem novas edições, fidelizando o público, inventado tradições e eventos cada vez melhores a todos os envolvidos, tanto ao público que vai em busca de uma boa música e histórias para compartilhar no futuro quanto os produtos do espetáculo.