A decoração é, certamente, uma dos itens mais importantes na hora de organizar um evento especial.
Isso porque não há quem resista ao encanto que esses utensílios proporcionam ao ambiente, especialmente em dia de festa.
Afinal, quem não gosta dos balões?
Além de deixarem o espaço mais bonito e colorido, trazem um ar descontraído, moderno e alegre.
Nesse artigo, confira quais tipos são mais utilizado e como cada um deles irá ajudar a criar um cenário de descontração, alegria e charme.
Origem dos balões
De acordo com os registros históricos, os primeiros balões são datados do século XV, quando os Astecas, que viviam no México pré-colonizado, utilizavam partes de animais para criarem esses enfeites.
Daí vem o nome “bexiga”.
Já os balões que conhecemos atualmente, feitos industrialmente a partir da borracha, surgiram em 1824 graças ao famoso químico e físico Michael Faraday.
Ele construiu esse utensílio durante um experimento com hidrogênio, utilizando o látex extraído da seringueira.
Utilizando balões como arte
A ideia de tornar os balões uma forma de transmitir uma mensagem começou na década de 1920 e popularizou-se durante a 2ª Guerra Mundial.
Eles eram produzidos exclusivamente no Japão e os Estados Unidos os importava a preços bem baixos.
A qualidade era bem inferior, de forma que as peças não apresentavam resistência nem eram fáceis de inflar.
Com o tempo, balões melhores, mais duráveis e mais simples começaram a ser inventado e se espalharam pelo mundo.
Atualmente, basta uma visita a uma loja de artigos para festa para encontrar uma enorme variedade de tamanhos, cores e formatos de balões, pois as tecnologias advindas nas últimas décadas possibilitaram que a indústria os aprimorasse.
Função mágica em eventos
Não é por acaso que, nos dias de hoje, os balões têm presença confirmada na maiorias dos eventos.
Por isso, é possível comprar balões personalizados, que podem ser utilizados em:
- Festas infantis
- Ações de marketing
- Encontros empresariais
- Reuniões de família
- Formaturas
- Casamentos
- Datas comemorativas
Além disso, eles também foram desenvolvidos para cada tipo de uso.
Muito comuns, podem ser adquiridos de acordo com o que a decoração do evento exige, sem falar nas variadas formas de imprimir mensagens, logos e slogans em suas superfícies.
Balão metalizado: escolha bonita e rentável
Uma das maiores tendência no uso dessas peças em festas atualmente é Balão metalizado estrela, que além de proporcionar um formato despojado, que deixa o ambiente mais iluminado e bonito, possui custo bastante acessível.
Com muitas versões disponíveis no mercado, os balões metalizados são uma alternativa para quem quer inovar e economizar ao mesmo tempo.
É possível optar tanto por peças que flutuam, ou seja, à base de hélio (substância que causa a flutuação), quanto por peças estáticas, que podem ser presas a paredes, móveis e demais estruturas.
O importante é saber manusear de forma a possibilitar que o material dure e não sofra com as intempéries da chuva, do calor excessivo ou do armazenamento inadequado.
Por isso, muitos possuem vida útil de cerca de seis meses, mas devem ser devidamente inflados e resguardados.
Além disso, é fundamental observar balão metalizado numero para cada tipo de evento e cada necessidade.
Balão blimp: uso e vantagens
Para ações de marketing e utilização por empresas, os balões mais recomendados são do tipo “blimp”, que podem produzir produtos e embalagens de forma fiel e em grande escala.
Produzidos a partir de diversos tecidos, esses artigos são geralmente alimentados por um ventilador embutido, conectados à energia elétrica e devidamente fixados no chão por cordas específicas.
É muito comum encontrar Blimp promocional para uso em seu evento. Suas principais vantagens são:
- Preço baixo
- Reprodução fiel
- Durabilidade
- Tamanho gigante
Variedade e elegância
Existe uma enorme variedade de tipos, pois a confecção de balões blimp pode ser feita com tramas, fios, tingimentos, gramaturas e densidades distintas.
Cada item acompanha uma necessidade diferente de potência para o ventilador que o sustentará, de acordo com o tamanho da peça.
Também são muitas as opções para tornar esses balões ainda mais bonitos.
Pode ser utilizado um sistema de iluminação interna a partir de lâmpadas LED, por exemplo, ou com fotocélulas, que possibilitam economia de energia elétrica em eventos noturnos.
A iluminação externa também é recomendada, pois pode tornar a estampa do balão ainda mais reluzente e elegante.
Para isso, utiliza-se refletores.
O mais importante é sempre alinhar o uso desses artigos com a decoração planejada e o formato que melhor atende a necessidade da empresa ou do evento.
Vale lembrar que Balões personalizados preço pode variar assim como seus formatos, tamanhos e cores, por isso uma boa pesquisa pode ajudar quem busca economia e qualidade.